Educação realiza I Mostra de Práticas Exitosas do Ciclo de Alfabetização


A Secretaria de Educação de Itabuna realizou nesta quarta-feira (06) a I Mostra de Práticas Exitosas do Ciclo de Alfabetização. O evento, que aconteceu no espaço da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), contou com a presença de alunos e professores da rede municipal de ensino e da secretária Anorina Smith Lima.

[See image gallery at www.itabuna.ba.gov.br]

Com o objetivo de apresentar os resultados obtidos pelos alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental que compõem o ciclo de alfabetização, a mostra exibiu trabalhos realizados em sala de aula nas escolas da rede municipal. A secretária Anorina Smith informa que ao todo cinco mil alunos de 60 escolas da rede fazem parte do Ciclo. A secretária considera que a I Mostra é uma demonstração do compromisso dos professores da rede do município em estar relatando práticas e experiências do trabalho desenvolvido na escola.

Para Anorina, esse momento confirma o comprometimento de todos da rede para que o aluno aprenda e saia alfabetizado do ciclo de alfabetização. “Hoje eu fiz o contato com alunos do ciclo e eles leram e apresentaram resultados, inclusive crianças do primeiro ano já apresentaram leituras e isso é fantástico”, comenta a secretária, avaliando ainda que “o balanço desse trabalho é bastante positivo e animador e a nossa perspectiva é ter um futuro melhor na rede, com os alunos de fato alfabetizados”.

Além da apresentação das práticas, o evento teve em sua programação diferentes momentos que incluíram apresentações teatrais, musicais e de poemas, além de exibições do projeto Letras que Voam. A professora Marta Regina, coordenadora do projeto Pacto Pela Educação conta que a mostra substitui o seminário que era realizado anualmente para apresentar as práticas. Segundo ela, as apresentações objetivam socializar para todos os agentes da rede as atividades que deram certo em sala de aula.

________________________________

Texto: Wilson Junior

Reportagem: Osvaldo Bispo

Fotos: Waldyr Gomes


ÚLTIMAS DE ITABUNA

%d blogueiros gostam disto: