Prefeitura de Jequié encerra campanha “Janeiro Branco”


A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde e em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, realizou na quarta-feira, 31, na Praça Rui Barbosa, a última ação da campanha “Janeiro Branco”, que teve o objetivo de alertar a população sobre os cuidados com a saúde mental. As atividades foram realizadas ao longo do mês de janeiro, no âmbito dos órgãos de atendimento de saúde, como Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), nos Centros de Saúde, espalhados pela cidade, na Zona Rural e nas Secretarias do município.

O evento de encerramento da campanha contou com abordagem do público que frequenta a Praça, com entrega de panfletos e um balão branco, símbolo da campanha. A intenção era de, também, estimular a população a identificar o transtorno mental, para que possa buscar ajuda o mais rápido possível.



Apoiada pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), da Secretaria Municipal de Saúde, que são serviços de saúde mental abertos destinado a prestar atenção diária às pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, a ação cumpriu o seu dever de fomentar na população a conscientização sobre saúde mental, propiciando mais interesse pelo tema.

Como parte do encerramento do “Janeiro Branco”, o grupo de Teatro Enigma, atendendo a um convite do secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade, realizou uma encenação em plena praça pública aos transeuntes que passavam pelo local. Os atores do Curso de Teatro da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Renê Souza e Jeremias Cardoso, ambos dirigidos pelo diretor, Jonas Santos, deram vida a dois personagens, um que sofre de doença mental e o outro que tem de lidar com a ação deste.

“No mês de janeiro iniciamos um cronograma e tivemos o compromisso de realizar terapias comunitárias integrativas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos quatro centros de saúde da cidade, nos dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), na Secretaria de Saúde, de Desenvolvimento Social, de Educação, ou seja, espalhamos as ações em diversos pontos da cidade, para sensibilizar os pacientes e a sociedade sobre o cuidado com a saúde mental.”, disse a Coordenadora de Saúde Mental, Karine Fernandes.

The post Prefeitura de Jequié encerra campanha “Janeiro Branco” appeared first on Prefeitura de Jequié.


ÚLTIMAS DE JEQUIé

COMUNICADO ANO LETIVO

A Prefeitura de Jequié comunica aos alunos, pais, gestores e professores da Rede Municipal de Ensino de Jequié que: Considerando... MAIS »
%d blogueiros gostam disto: