Secretária de Saúde de Juazeiro reúne representações sindicais para discutir PMAQ


Ascom

A secretária da Saúde Ade Juazeiro, Fabíola Ribeiro, e a equipe de superintendentes e

diretores da Secretaria, realizou uma reunião com representações sindicais, para esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica  (PMAQ). O encontro foi realizado na tarde desta terça-feira (14), no auditório do Centro de Saúde III, no bairro Angari.

De acordo com a secretária, o momento foi pensado para esclarecer todas as dúvidas sobre o incentivo financeiro recebido pelo programa. “Esse é um incentivo do Ministério da Saúde, que visa garantir um padrão de qualidade equivalente em âmbito nacional. Para isso, são realizadas avaliações, que dependem dos indicadores e de uma autoavaliação dos profissionais e de uma avaliação externa”, explica. Ela também informa que em Juazeiro, a lei municipal nº 2.535/2015 determina que 50% do recurso recebido deve ser divido entre os profissionais de cada equipe, e a outra metade destinada aos investimentos da gestão.

“Neste ano, 57 equipes de saúde passaram por avaliação externa, com a previsão de certificação para janeiro. Nosso objetivo foi explicar as mudanças que ocorreram neste ciclo, esclarecer dúvidas e ser transparente com relação ao pagamento”, diz Fabíola Ribeiro.

Para a representante do Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (Seeb), Pollyanna Evangelista, a iniciativa foi esclarecedora. “É uma iniciativa muito bem vista, porque o programa gera muitos questionamentos por parte dos profissionais. Ficou tudo muito claro e pudemos tirar todas as nossas dúvidas”, afirma.

“Esperamos trazer bons frutos dessa reunião, de forma que o servidor que está na ponta possa ter conhecimento de tudo que aconteceu aqui nessa assembléia”, diz diretor financeiro do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sintrab-Saúde), Ronivaldo Ferreira.

Participaram do encontro representantes do Seeb, do Sintrab-Saúde, do Sindicato dos Servidores Públicos de Juazeiro (Sinserp) e do Sindicato dos Trabalhadores Agentes de Saude e Endemias de Juazeiro (Sintase).

 


ÚLTIMAS DE JUAZEIRO

%d blogueiros gostam disto: