Vitória da Conquista é destaque em artigo publicado no A TARDE

Vitória da Conquista é um exemplo de administração pública. Há 13 anos que o município é governado pelo PT, naturalmente ao lado de outros partidos que compartilhamos projetos de melhorar a vida do povo, democratizar as relações entre o poder e a população, assegurar uma gestão honesta e transparente. As sucessivas escolhas de pessoas vinculadas ao PT evidenciam que as políticas públicas, programas e ações desenvolvidos têm proporcionado um saldo na qualidade de vida de todos e particularmente dos mais pobres e, ao lado disso, garantido um crescimento econômico acentuado, com impacto sobre todos os municípios vizinhos.

Conquista hoje conta com uma população acima dos 300 mil habitantes, e já deve ter, nas próximas eleições, a experiência de segundo turno por ter superado a casa dos 200 mil eleitores. É hoje, portanto, a terceira cidade da Bahia. Faço essa introdução para tratar, rapidamente, da figura de Guilherme Menezes, escolhido novamente nas últimas eleições para dirigir os destinos do município.

E faço isso apenas para repor verdades, porque nos últimos dias, face à tramitação do Projeto Ficha Limpa, houve notas aqui e acolá insinuando que o prefeito tivesse pendências com a Justiça.

Guilherme é desses homens raros. A ética é parte de sua vida. O rigor com a coisa pública, um compromisso inafastável. Nem precisaria dessa defesa. Já me coloquei ao seu lado em outra ocasião, quando houve um cerco político destinado a desestabilizá-lo.

Não me conformo com inverdades e com injustiças contra a queles que levam a política a sério. Recordo-me, no início dos anos 90, quando Luís Caetano, fora do poder, vendendo água sanitária para viver, foi violenta mente atacado pela direita que comandava o Estado na Bahia. Pus-me publicamente, dizendo da seriedade do atual prefeito de Camaçari.

As notas, naturalmente, em geral são fruto daquilo que chamo lavoura arcaica, pedindo desculpas a Raduan Nassar pela utilização da metáfora. São plantadas com o objetivo de divulgar uma mentira e repetindo-a transformá-la em verdade, à Goebbels. Conquista, como se sabe, tem uma direita raivosa, e seria um pleonasmo denominá-la deselegante, desqualificada.

Essas notas retomam um caso apreciado e arquivado pela Justiça, que comprovou a inocência e a completa correção do prefeito Guilherme Menezes na execução de dois convênios assinados com o Incraem1997 e 1998.Não custa reavivar a memória de quem eventualmente não conheça o caso.

Foi Gramsci quem disse,lá atrás,que nunca precisamos mais do que a verdade. O Ministério Público Federal e o Tribunal Regional Federal da Bahia consideraram que a Comissão Especial de Inquérito, instalada pela Câmara de Vereadores para investigar supostos delitos na execução daqueles convênios, foi instaurada por motivações políticas e que os dados e provas apresentados careciam de substância e seriedade. Para aquelas instituições, as acusações contra Guilherme Menezes não tinham sequer indícios de veracidade.

Em 2007, o Ministério Público Federal pediu arquivamento do caso diante do fato de que “não se conseguiu apurar indícios de que recursos provenientes dos mencionados convênios foram apropriados ou desviados em proveito próprio dos investigados ou de terceiros”. Demonstra, ainda, que pareceres do Incra concluíram que todos os serviços atenderam às condições pactuadas nos convênios, que foram devidamente aprovados pelo Tribunal de Contas da União. Lula, em outubro de 2007, disse não ter ficado surpreso com a decisão do STF, que inocentou Guilherme Menezes das descabidas e injustas acusações. Sabia tratar-se de pessoa séria, incapaz de qualquer improbidade, e disposto sempre a bem servir o seu povo.

Os adversários de Guilherme Menezes em Conquista e, eventualmente, aqueles além fronteira, tenham certeza de que a mentira, repetida à exaustão, pode ser desmontada quando o alvo é errado. No caso, o alvo é um homem de extraordinária coerência, seriedade, integridade, e a calúnia e a mistificação não colam. O povo de Conquista tem sido sábio.

Nunca aceitou as mentiras. Guilherme Menezes é a toda prova, um político ficha limpa.


11 Respostas para “Vitória da Conquista é destaque em artigo publicado no A TARDE”

  1. Sérgio B. Lima

    Temos visto isso!!!.

  2. Carlos a. brito

    Guilherme é e será o melhor prefeito q Conquista ja teve.
    A turma do arco iris (aqueles q pulam de partido em partido) sofrerão até o dia q nosso glorioso prefeito achar por bem deixar a politica. Até lá ele e quem ele escolher ocupará a cadeira de prefeito com serenidade, respeito, competencia e acima de tudo honestidade.

  3. carlos

    Eu critico muito a administração dele no que se diz respeito a falta de obras em nossa cidade,mas reconheço que ele é um exemplo de honestidade.

  4. Eng.W. Anúnciação

    Conquista nesses 13 anos, sofreu uma invasão de politícos e idéias,a maioria das quais contrárias ao pleno desenvolvimento da região!.V. da conquistanão deve continuar debaixo de um comodismo,que dentre outras consequências – Tem na violência o seu alerta máximo.Algo está errado!.Conquista tem que mudar em busca de desenvolvimento,segurnaça, educação e saúde!.

  5. Wilson

    Guilherme é honesto e ético, mas isso não basta para governar uma cidade tão dinâmica como Vitória da Conquista. É preciso ser mais articulado e menos razinza, senão não iremos avançar durante o seu governo. Precisamos de um aeroporto decente, um cento de convenções… É preciso olhar para a zona rural, como ele tão bem o faz, mas a zona urbana precisa ser cuidada também. Acredito que ele é inteligente e saberá atentar para essa questões, pois os 4 anos estão passando.

  6. rAFAEL 100% VCA

    Votei em Guilherme para prefeito nas últimas eleições porém estou decepcionado com a sua atuação, diga-se de passagem, muito aquém para o tamanho e importância de Vitória da Conquista no cenário nacional. Um administração medíocre, talvez regular para um cidade de 50 mil habitantes não para a 3ª maior cidade da Bahia. Quando o critico, faço com critério, pois comparo-lhe a prefeitos como o de Feira de Santana, Alagoinhas, Barreiras e Juazeiro, todos arregaçando as mangas e buscando atrair empresas para os seus respectivos municípios alavancando a economia local, sendo que as duas primeiras são OPOSIÇÃO. Não há projetos que encha os olhos p/ VCA e os que tinha no governo de Zé Raimuno estão abandonados.
    Quanto à sua idoneidade, creio que merece um voto de confiança, no entanto não merece mais ser o prefeito de Vitória da Conquista.

  7. adelson

    minha opinião é que o PT, só trabalhou no primeiro mandato, p/ o meu bairro só chegou um posto de saúde(construido no primeiro mandato)e nada mais, e creio que o povo só votou no atual prefeito por falta de opção.

  8. PROF. KLEBER NERY

    O Prefeito Guilherme Menezes sem dúvida alguma é uma pessoa responsável e muito correta na gestão dos recursos públicos. É sem dúvida alguma daqueles políticos raros existentes no Brasil na atualidade. Mas a sua administração necessita de uma “oxigenação” para atender aos anseios da população de Conquista.

  9. m.luiz

    Estou de acordo com vc Rafael 100%VCA. Não temos pessoas comprometidas com o nosso desenvolvimento e não há projetos dignos para a 3ª maior cidade baiana. Conquista parece esquecida. Fico indignado. Enquanto que 0s prefeitos das cidades que vc citou estão mesmo trabalhando e fazendo a diferença, o daqui não luta por recursos. Ele se isola de tudo e quer transformar Conquista numa ilha. Também votei em Guilherme e de mim ele não terá mais um para prefeito de Conquista – chega!!! Aproveito para parabenizá-lo pelo que vc escreveu no blog do pimentanamuqueca (sobre o ICMS), sua réplica ao desinformado e sonhador que escreveu sobre nossa terra foi excelente.

  10. m.luiz

    Não poderia deixar de citar que o nosso prefeito, Guilherme, é um homem honrado e honesto – isso concordo. Mas quanto a realização de grandes projetos e obras, ele peca muito não fazendo. Voto nele para outro cargo, mas para prefeito, não.

  11. joao carlos

    Também por falta de opção votei em Dr Guilherme. Mas também concordo que ele é uma pessoa honesta e muito responsável. Vit. da Conquista precisa de representantes (deputados estaduais/federais)com projetos para nossa cidade. Cadê o aeroporto? Por falta de representatividade, ao longo dos anos, perdemos importantes projetos logisticos (poliduto, ferrovia); e também não temos em nosso terrítorio órgãos públicos importantes. A Bahia só tem 3 superintendências regionais da CAIXA ECONOMICA, sendo uma em Salvador,outra em Feira de Santana e mais uma em Itabuna (essa última é na qual estamos subordinados). E lembrando que a sede da 4ª Cia de Policia Rodoviária é em Brumado; o comando regional do corpo de Bombeiros é em Feira de Santana e a Coordenadoria de Ações da PM regional é em Itabuna. Isso não tem lógica. Fica claro que somos uma cidade desprezada, sem representação e parece que somos uma “ilha”. Apesar do dinamismo de nossa economia e nos considerar-mos a capital regional do sudoeste, não está adiantando coisa alguma.

Os comentários estão fechados.